Com os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus (covid-19) a toda sociedade, a área da tecnologia da informação se destacou pelas entregas e desenvolvimento de novas tecnologias em benefícios à população, trazendo um marco importante à saúde pública capixaba em 2020.

A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou ao longo do ano, uma série de melhorias em toda rede estadual de saúde com o objetivo de ampliar a performance dos serviços on-line e garantir celeridade às demandas de todos os setores e a atualização aos novos fluxos de trabalho, desde os hospitais aos setores administrativos.

“Está sendo um período desafiador para todos da área da Tecnologia da Informação, que nos exigiu uma reorganização da equipe para melhor atender às demandas e às solicitações que a situação da pandemia nos impõe. E vemos que a tecnologia tem demonstrado a sua importância, com um cenário com urgência de entregas de recursos fundamentais, como disponibilizar a tecnologia para executar as atividades de forma remota”, informou o gerente da GTI, Marcio Merçon.

LACEN-ES

Em um dos setores primordiais para o enfrentamento da Covid-19 – com trabalho ininterrupto para a entrega em tempo hábil das confirmações da doença –, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), Merçon ressaltou a implementação, em todo prédio, da rede wireless para favorecer os processos laboratoriais. Além de melhorias e atualizações no sistema de Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), agilizando resultados e entregas de exames aos municípios.

O Lacen/ES, junto aos hospitais estaduais, as sedes administrativas da Sesa, as Superintendências, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), a Central Estadual de Transplantes e os Centros Regionais de Especialidades, também está em processo de reestruturação para adequações dos cabeamentos para rede de dados e parte elétrica. As reestruturações contaram com investimento de pouco mais de R$ 8,4 milhões.

“É um trabalho fundamental que está sendo realizado para o funcionamento dos recursos tecnológicos, podendo, assim, garantir que os sistemas funcionem de forma mais adequada, estável e com melhor performance, como melhor acesso à internet e às ferramentas que propiciam o atendimento mais oportuno ao paciente”, afirmou o gerente da GTI.

NOVA REALIDADE COM TRABALHO ONLINE

Para acompanhar os novos fluxos de trabalho que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe à realidade dos servidores, a Sesa deu início à aquisição de equipamentos e tecnologias para a realização de videoconferências.

Todos os hospitais estaduais e demais setores estratégicos da Secretaria foram contemplados, tendo um investimento de cerca de um milhão de reais.

“São recursos essenciais para o momento em que vivemos, com a urgência da comunicação rápida e sem contato. Fizemos a aquisição e distribuição para toda rede, o que proporcionou a facilidade de comunicação a distância em reuniões entre setores, entre órgãos estaduais, municipais e do Governo Federal”, pontuou Merçon.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES ASCOM SESA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui