Serão iniciadas, na próxima terça-feira (2/03), as atividades do presencial híbrido na rede municipal de ensino. O retorno será escalonado e acontecerá por etapas, sendo em datas diferentes para cada uma das séries em que os alunos estão matriculados. Ou seja, no dia 2 de março começam apenas as atividades presenciais híbridas do Ensino Fundamental II (com alunos matriculados do sexto ao novo ano).

O início das atividades do presencial híbrido dão sequência ao Calendário Escolar 2021, que começou nessa segunda-feira (22).

No dia 16 de março, serão iniciadas as atividades presenciais híbridas do Ensino Fundamental I (estudantes matriculados do primeiro ao quinto ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no dia 30 de março, começarão as atividades presenciais híbridas da Educação Infantil para alunos de 4 e 5 anos. Neste momento, devido à pandemia provocada pela Covid-19, os alunos de um a três anos terão apenas aulas remotas.

É possível conferir o Calendário Escolar 2021 completo no link https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/CalendarioSEME.pdf.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informa que será considerada a característica estrutural de cada escola. Sendo assim, a rede municipal de ensino terá, pelo menos, três perfis de escalonamento: 25%, 30% e 50% de alunos. Para cada condição haverá um planejamento de ensino híbrido específico.

“Os pais e responsáveis devem ficar atentos às informações divulgadas pela escola onde a criança está matriculada, pois, seguindo as orientações da Seme, cada unidade tem a sua realidade. Cada  pai ou responsável deve buscar informação pelos canais de contato do local onde o aluno estuda, como telefone e WhatsApp”, explicou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Além disso, o secretário informou que a Seme possui um e-mail e dois telefones para tirar dúvidas dos pais. Os contatos são duvidasdaeducacao@edu.cariacica.es.gov.br, 3354-5768 e 3354-5769.

CUIDADOS

José Roberto lembrou que as escolas já estão sinalizadas para receber os estudantes com as orientações sobre como se portar e se prevenir neste momento de pandemia e todos os profissionais terão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Cada servidor da Seme e cada estudante receberá quatro máscaras (quando houver o retorno das atividades presenciais) e todos os educadores receberão protetores faciais e jaleco. E em todas as unidades haverá álcool em gel à disposição.

Para maior segurança de estudantes e servidores da Educação, no que diz respeito à prevenção à Covid-19, também está sendo divulgado um Protocolo de Retorno.

Para acessá-lo, basta clicar no link https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/PROTOCOLO%20DE%20RETORNO.pdf.

“Pedimos também que pais e responsáveis obedeçam às normas de distanciamento quando forem buscar e levar as crianças para as escolas durante as atividades presenciais híbridas”, orientou ele.

O secretário lembra, ainda, que os estudantes que não tiverem acesso à internet, terão acesso aos materiais impressos. Para isso, basta procurar a escola onde a criança está matriculada e agendar um horário para buscar as atividades.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Seme informa que enviou para todas as unidades de ensino da rede municipal de ensino o Plano de Retorno às Aulas Presenciais, em que estão descritos todos os procedimentos e orientações para receber os alunos da Educação Especial. A secretaria informou que a Educação Especial será acompanhada de forma mais intensa e as ações de apoio sócio emocional serão realizadas de forma prioritária.

Para isso, a Seme informa que, no retorno ao Calendário Escolar 2021, com atividades presenciais híbridas, adotará regime de revezamento, de forma gradual e em etapas. Isso também permitirá que estudantes pertencentes ao grupo de risco e que tenham comorbidades permaneçam em aulas remotas, sem que haja prejuízo à frequência escolar e ao processo educativo que passa, nesse caso, a ser realizado de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e dos recursos disponibilizados.

Desta forma, a Seme e os demais profissionais da Educação oferecerão atividades que irão promover uma maior conexão entre os saberes do aluno com os saberes trabalhados por diferentes componentes curriculares e para que, deste modo, possam oportunizar a aquisição das habilidades desenvolvidas em sala de aula, garantindo acesso ao currículo de acordo com as possibilidades de aprendizagem de cada aluno.

Quanto aos profissionais especializados para atender este público, a Seme informa que já possui um grande número de educadores capacitados na rede municipal de ensino. Mas, a secretaria também está em fase de contratação dos profissionais que serão necessários para complementar o quadro de ensino.

SERVIÇO

Presencial Híbrido

Início: As aulas começarão em datas diferentes para cada uma das etapas em que os alunos estão matriculados

2 de Março: Início das atividades paraEnsino Fundamental II (alunos matriculados do sexto ao novo ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

16 de Março: Início das atividades para Ensino Fundamental I (estudantes matriculados do primeiro ao quinto ano)

30 de março: Início das atividades presenciais híbridas da Educação Infantil para alunos de 4 e 5 anos. Neste momento, devido à pandemia provocada pela Covid-19, os alunos de zero a três anos terão apenas aulas remotas

Informações: duvidasdaeducacao@edu.cariacica.es.gov.br, 3354-5768 e 3354-5769.

PLANTÃO CAPIXABA – NOTÍCIAS DA GRANDE VITÓRIA E OUTRAS REGIÕES | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui