POR PAULO ANTENOR*

POUPANÇA EM ABRIL

Os depósitos em caderneta de poupança superaram os saques em R$ 3,84 bilhões no mês de abril e no ano acumula resultado negativo de R$ 23,7 bilhões, informou o Banco Central! O resultado positivo em abril tem relação direta com o retorno do auxílio emergencial!

SENADO, CÂMARA E REFORMA TRIBUTÁRIA

O resumo político da reforma tributária é este: a Câmara dos Deputados quer uma reforma fatiada; o Senado Federal quer uma reforma ampla; e o governo Bolsonaro ainda não apresentou sua proposta por completo!

-Pode dar certo, mas é difícil!

TAXA SELIC TERÁ NOVO AUMENTO

O Banco Central, além de ter elevado a taxa básica de juros (Selic) para 3,50%, já deixou avisado que, em junho, deve aumentar para 4,25%! Depois de ter forçado ao manter uma Selic baixa por muito tempo, até o fim deste ano vai ter que seguir aumentando, para segurar a inflação!

EMPREGOS AINDA EM BAIXA

O indicador de tendência de emprego da FGV subiu 1,6 ponto em abril, para 78,7 pontos, numa escala até 200! A FGV destaca que o indicador continua em patamar muito baixo, apesar da melhoria no mês!

AMEAÇA DE BOICOTE A PRODUTOS BRASILEIROS

Resultado da péssima imagem do Brasil quanto ao meio ambiente, supermercados europeus, em carta aberta aos parlamentares brasileiros, ameaçam boicotar produtos brasileiros! O principal alvo é o projeto de lei 510/2021 que pretende regularizar a ocupação de terras públicas!

DERRUBADA DE VETOS

A irresponsabilidade é grande: parlamentares e a “área política” do governo Bolsonaro articulam derrubada de vetos ao Orçamento 2021 e liberar recursos orçamentários para obras! Teto de gastos e falta de dinheiro?

-Isto não importa para eles!

REFORMA TRIBUTÁRIA INTERNACIONAL

Enquanto a reforma tributária no Brasil caminha para não acontecer durante este governo ou para virar uma bagunça (mais), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê como muito alta a chance de uma reforma tributária internacional!

-E isto seria ótimo para o Brasil!

….

*PAULO ANTENOR é servidor público federal. Escreve a coluna PITACO RÁPIDO às terças, quintas e sábados no PLANTÃO CAPIXABA.

PLANTÃO CAPIXABA – DESTAQUES ECONÔMICOS E DE GESTÃO | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui