O ‘Portal da Transparência’ anunciado no site da Câmara de São Mateus não tem efetividade nenhuma e traz promessas que não estão sendo cumpridas!

Após monitoramento diário, o Blog Censura Zero constatou que diversas informações propagadas a que a população deveria ter acesso não estão disponíveis.

No site www.camarasaomateus.gov.br, na seção ‘Palavra do Presidente’, o presidente do Legislativo mateense, Isaías Rosa de Oliveira, prega, em nome de todos os parlamentares, “o compromisso de democratizar este poder, que é a legítima representação do povo, na busca de melhorias e investimentos de qualidade de vida do cidadão”.

Ele frisa que os “onze vereadores têm o pacto de trabalharem com ética, responsabilidade e, principalmente, respeito com aqueles que esperam de nós uma prestação de serviço descente”.

O mecanismo, no entanto, reflete outra realidade. O cidadão internauta que acessa o site logo visualiza o banner do Portal da Transparência com o slogan “aqui tem transparência”. Porém nos ícones de navegação de todo o site só estão disponíveis informações sem relevância para a fiscalização popular.

É até possível conferir informações sobre vereadores, comissões permanentes e secretarias, além de ter acesso aos arquivos em PDF de leis municipais, à Lei Orgânica de São Mateus, à Constituição Estadual e à Constituição Federal.

Mas o mesmo não acontece quando os demais ícones são acionados. Para abrir os arquivos PDF de processos de licitação mostrados, o usuário precisa cadastrar-se antes e somente pessoas jurídicas podem fazê-lo, se forem ‘aprovadas’. A instrução de preenchimento é bem clara: “Faça seu cadastro para acesso ao painel do cliente, seu cadastro será liberado após aprovação (sic)”.

Ou seja, OS CIDADÃOS NÃO TÊM COMO CONHECER E FISCALIZAR AS LICITAÇÕES DA CÂMARA DE SÃO MATEUS!

Quando o internauta clica em ‘Títulos e Honrarias’, é mostrado um espaço para foto com os dizeres “Imagem não encontrada. teste”.

Na apresentação do Portal da Transparência, o texto destaca que a “Câmara Municipal de São Mateus disponibiliza mais um serviço de informação ao cidadão, onde ofertamos a Prestação de Contas dos atos do Poder Legislativo Municipal de forma clara e precisa”.

Não é o que, definitivamente, acontece! Nos ícones do citado portal, só estão disponíveis as pautas de sessões ordinárias. Não há nenhum dado sobre Frequência dos Vereadores, Execução Orçamentária, Receitas, Pessoal, Despesas, LRF, PPA, Contratos e Controle Interno, como sugere a “aparência” do site.

O Blog Censura Zero constata: O ‘PORTAL DA TRANSPARÊNCIA’ NÃO FORNECE CONDIÇÕES PARA QUE OS CIDADÃOS ACESSEM, CONHEÇAM, FISCALIZEM E CONTRIBUAM COM O TRABALHO DOS VEREADORES E DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui