A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que completou 30 anos de fundação no dia 28 de agosto, foi homenageada pela Câmara Municipal de São Mateus em sessão ordinária realizada terça-feira (3/09). A entidade recebeu Moção de Congratulações proposta pelo vereador Eneias Zanelato (PT).

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Norte Capixaba (Sintinorte), Zé Carlos, “a história da CUT confunde-se com a história do trabalhador”.

Ele lembrou que a luta da entidade ultrapassa as fronteiras brasileiras: “Somos a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo”.

Diretor de Finanças do Sintinorte, Giovani Andrelino elogiou a organização da CUT. “Temos um grande orgulho de fazer parte de uma central tão combativa e forte, que sempre nos apoia em todas as nossas lutas. Parabéns, CUT! E que venham os próximos trinta anos”.

“Somos mulheres e homens que lutam e sonham”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Mateus (Sindserv), Jaciara Teixeira.

Ela destacou que a CUT despertou o movimento sindical para o necessário combate ao racismo, ao machismo e às diversas formas de preconceito, questionando, por exemplo, “o fato de a mulher exercer o mesmo cargo de um homem e ter salário menor e o trabalhador negro não ter as mesmas oportunidades de um trabalhador branco no mercado de trabalho”.

Também participou da sessão o sindicalista Mizael Mirandola Viana, representando o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES).

CUT

Presente em todos os ramos de atividade econômica do País, a CUT é a maior central sindical do Brasil e da América Latina.

Tem 3.438 sindicatos filiados; 7,5 milhões de sindicalizados e 22 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em sua base de atuação.
O presidente atual é o bancário Vagner Freitas de Moraes.
(Com informações da assessoria do Sintinorte. Foto: Ascom CMSM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui