A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza nesta quarta-feira (13/11), às 14h, o Ato Público por Educação no Campo de Qualidade. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Apoio à Educação no Campo, que tem como presidente o deputado Freitas, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo.

As atividades serão realizadas no Auditório Hermógenes Lima da Fonseca com participação do professor doutor Alberto Merler, da Universidade de Sassari, na Itália. Ele ministrará conferência com o tema Educação no Campo e Ação Comunitária.

O público-alvo são os secretários municipais de Educação, os representantes de órgãos e instituições ligadas ao tema, além de educadores, mas toda a população capixaba está convidada a participar. “Nosso objetivo é priorizar a educação no campo de qualidade, voltada para a origem do camponês, para o meio em que ele e sua família estão inseridos”, afirma Freitas.

O deputado chama a atenção para a conferência a ser ministrada pelo professor doutor Alberto Merler. Decano do Departamento de Ciências Humanísticas e Sociais da Universidade de Sassari, na Itália, Merler é autor de ensaios, livros e artigos sobre o tema publicados em diversos países, coordena convênios e pesquisas na Europa, na América Latina e na Ásia, além de ser colaborador há muito tempo do Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (Mepes).

“A escolha dele foi por sugestão do Setor de Educação no Campo da Universidade Federal do Espírito Santo e, temos observado, está sendo recebido com grande alegria por todos os envolvidos com a educação no campo no Espírito Santo, como Mepes, escolas famílias agrícolas, setor de Educação no Campo da Sedu, Comitê Estadual de Educação no Campo, Undime e comunidades camponesas” – afirmou Freitas.

Ele espera um auditório representativo para que a experiência, os conhecimentos e as ações práticas repassadas pelo especialista Alberto Merler na conferência possam resultar em benefícios para a área em todo o Espírito Santo: “Queremos orientar os municípios, os secretários municipais de Educação, para que valorizem, com oferta de qualidade, principalmente no contexto de que o aluno do campo precisa aprender a partir do meio em que vive e está inserido”.

Freitas ressaltou que o trabalho da Frente Parlamentar de Educação no Campo é focado no objetivo de conter o fechamento pequenas escolas rurais, que, segundo ele, tem sido rotina nos municípios capixabas: “A educação no campo precisa de ações que aglutinação, jamais dividir e eliminar”. Também compõem a frente parlamentar os deputados Glauber Coelho (vice-presidente) e Roberto Carlos (secretário-executivo).

ALBERTO MERLER

O professor doutor Alberto Merler é titular de Sociologia da Universidade de Sássari, em Sardenha, Itália. Leciona também Sociologia da Educação e Política Social. É coordenador do Doutorado em Fundamentos e Métodos das Ciências Sociais e do Serviço Social e diretor dos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social e Política Social, sendo coordenador nacional dos mesmos cursos universitários na Itália.

Além disso, Merler é diretor do Laboratório FOIST para as Políticas Sociais e os Processos Formativos e do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Sassari. O especialista integra o Conselho Diretor da Associação Italiana de Estudos Sociais da América Latina e do Conselho Europeu de Investigação Social da América Latina.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Freitas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui