As Eleições Municipais de 2020 são as primeiras com a vigência da lei que determina recursos específicos proporcionais para as mulheres candidatas, e isso é fator motivador para a participação feminina na política. É assim que pensa a vice-governador Jaqueline Moraes, que é a secretária estadual de mulheres do PSB, e, junto com sua equipe, tem a missão de fortalecer as candidaturas femininas da legenda na disputa para as prefeituras e as câmaras municipais do Espírito Santo.

“A palavra-chave da nossa secretária nacional Dôra Pires é que as mulheres devem se colocar no pleito, devem participar, porque é a primeira eleição municipal que nós temos recursos públicos de campanha e destinado um percentual para as mulheres, de acordo com a sua participação. Então, a gente precisa dar valor ao que a lei hoje já estabelece para as mulheres. A gente deve trabalhar para incentivar o interesse das mulheres participarem. Eu tenho feito isso incansavelmente”, afirmou Jaqueline, em entrevista exclusiva ao PLANTÃO CAPIXABA.

Ela lembra que, em fevereiro deste ano, antes da pandemia da covid-19, o Espírito Santo sediou o Encontro Nacional de Mulheres Socialistas, com a participação de representantes de 26 estados e do Distrito Federal. “Foi quando houve o direcionamento da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB de lançar a campanha #Nãosejalaranja em nível nacional. “A nossa história, através de um cordel, acabou sendo um chamamento às mulheres para participar da política no PSB. Foi contada a história de camelô a vice-governadora, para motivar as mulheres, as mulheres negras e da periferia a participarem da eleição”, recorda.

#NÃOSEJALARANJA

Jaqueline destaca que, por decisão própria, permaneceu à frente da Secretaria Estadual de Mulheres do PSB, mesmo depois de assumir o cargo de vice-governadora do Espírito Santo, por reconhecer que esse é um ambiente de empoderamento das mulheres.

“Foi através da Secretaria, que eu consegui criar, na época, a campanha #Nãosejalaranja e comunicar a todas as mulheres do Estado a necessidade de participarem efetivamente da eleição, e não se permitirem ou serem coagidas a colocar seus nomes como laranjas. Então, essa foi uma campanha que rodou o Estado todo, teve grande visibilidade, eu dei diversas palestras o ano passado sobre essa campanha. Então, foi uma opção da secretária nacional pedir que eu continuasse à frente da Secretaria Estadual”, detalhou a vice-governadora.

MARKETING POLÍTICO-ELEITORAL

Jaqueline Moraes enaltece que, como a Secretaria Estadual de Mulheres do PSB tem uma organização ampla, é possível fazer essas ações partidárias, mesmo com a dedicação intensa dela às funções da Vice-governadoria do Estado: “É uma média de nove secretárias que compõem a executiva. Nós fizemos um curso de marketing político-eleitoral para 100 mulheres filiadas ao partido, e também incluímos um processo de mentoria, pequenas palestras de oratória, de liderança, de como criar uma agenda, como fazer um planejamento eleitoral para as mulheres”.

Jaqueline lembra que permanece à frente da Secretária Estadual de Mulheres até a realização do congresso, em 2021. “Estou muito feliz, porque a equipe que está lá está dando respostas positivas. Faço reunião com as mulheres semanalmente, percorro os municípios virtualmente em reuniões somente com mulheres pré-candidatas”, disse a vice-governadora ao PLANTÃO CAPIXABA.

VEJA TAMBÉM:

Vice-governadora Jaqueline Moraes avalia enfrentamento do Governo do Estado à covid-19

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui