Registrado como candidato do MDB na disputa a prefeito na Serra, o delegado federal Márcio Greik fez esquentar o clima eleitoral no Município, por conta da denúncia pública de ilegalidades que afirma ter descoberto envolvendo a cúpula estadual e a direção municipal do partido. Ele apresentou notícia-crime contra o ex-presidente regional Lelo Coimbra, o presidente do MDB-Serra Aloísio Santana e outros oito envolvidos, além de impugnar a coligação do candidato Vandinho Leite (PSDB).

Em resposta a impugnação à sua candidatura individual já cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral, Márcio Greik protocolou, nesta quinta-feira (01/10), farta documentação ao Juízo Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral da Serra, juntamente com seu candidato a vice-prefeito Eduardo Lima da Silva, o Dudu Lima.

Na petição, o candidato a prefeito denuncia “ilegalidade praticada pelo Movimento Democrático Brasileiro na Serra (MDB-Serra), na pessoa de seu presidente Aloísio Santana, e pelo ex-presidente estadual Lelo Coimbra e mais três pessoas, que assinaram a ata da Convenção Municipal do MDB. Márcio Greik apresenta notícia-crime contra eles, incluindo o candidato a prefeito do PSDB, Vandinho Leite, com quem o MDB formou coligação, valendo-se da “ata da convenção ideologicamente falsa”.

O delegado federal Márcio Greik comprova que, no dia 25 de maio de 2020, a Secretaria Geral do MDB da Serra emitiu declaração encaminhada ao Departamento de Polícia Federal, indicando-o como pré-candidato a prefeito no município, pedindo sua desincompatibilização da função. A petição assinada pelo advogado Sebastião Pelaes reforça que “já havia entendimento entre o delegado federal Márcio Greik e o MDB da Serra que este seria o candidato a prefeito da Serra, sendo o único a concorrer”, inclusive “deixando o pré-candidato afastado de suas funções por 05 meses”.

“COMPLÔ E MANOBRAS POLÍTICAS ILEGAIS”

O documento encaminhado à Justiça Eleitoral frisa que, em 13/09/2020, foi realizada convenção e, até então, não havia sido registrada nenhuma proposta de coligação com outros partidos da Serra. Também é contestada a alegação de “pretensos representantes” do MDB da Serra de que receberam delegação de poderes em convenção partidária para definir coligações e indicassem candidatos na chapa majoritária nas Eleições 2020. “Não é verdade, haja vista que em votação o Diretório Municipal do MDB Serra-ES negou delegar poderes” para essas deliberações.

Márcio Greik denuncia que “houve complô e manobras políticas ilegais e imorais”, e apresenta ao Juiz Eleitoral como prova um print de conversa por mensagem de texto via WhatsApp, entre Lelo Coimbra e o presidente do MDB-Serra, Aloísio Santana. Na mensagem, Lelo diz para Aloísio: “Preciso que vc me ajude na coordenação desse processo para sairmos da convenção SEM candidato majoritário de prefeito e com indicativo de aliança com PSDB/Vandinho”.

“Eles usaram o delegado da Polícia Federal como ‘bode expiatório’; com isso atingiu toda a Grande Vitória, deixando os três municípios em situação de desconforto, por não existir democracia no processo eleitoral, para escolha de candidatos ao cargo majoritários de prefeito e vice-prefeito”, salienta o documento.

O documento é embasado nos Artigos 350 e 352 do Código Eleitoral, que frisam: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais” e “fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados, a que se referem os artigos 348 a 352”.

CANDIDATURA INDIVIDUAL

Na resposta à impugnação feita partido à Justiça Eleitoral, o delegado Márcio Greik afirma que a candidatura individual foi a única forma de se viabilizar como concorrente nas eleições municipais na Serra.

“O pior de todas as análises e que tais negociações inescrupulosas, tinham o intuito de dar legalidade as ‘tramoias’ engendradas desde 2008, tal fato é fácil de se corroborar por que desde tal data o ex-presidente Lelo Coimbra usa o MDB para praticar ilícitos, o que ocasionou o sucateamento do partido, onde não consegue mais fazer por todo o Estado vereadores, deputados federais e senadores e prefeito na Grande Vitória em sua administração, sem representatividade partidária”.

Por fim, a defesa do delegado federal Márcio Greik solicita ao Juízo Eleitoral que seja fornecida cópia da gravação da convenção com imagens e áudio; e que torne sem efeito a negativa do nome dele para concorrer ao cargo de prefeito pelo MDB-Serra, “tendo em vista as irregularidades e ser o candidato o único nome disponibilizado para concorrer pelo partido”.

Veja cópia do documento: CLIQUE AQUI!

Veja Declaração do MDB-Serra ao Departamento de Polícia Federal: CLIQUE AQUI!

O OUTRO LADO

O PLANTÃO CAPIXABA disponibiliza espaço para as manifestações de Lelo Coimbra, Aloísio Santana, Vandinho Leite e outro implicado que queira apresentar publicamente a sua versão dos fatos.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui