A capital do Espírito Santo, Vitória, vai conhecer seu novo prefeito apenas no dia 29 de novembro. A decisão foi para o segundo turno entre os candidatos Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) .

De acordo com o TSE, Pazolini registrou 30,95% dos votos válidos e João Coser 21,82% dos votos.

Mais de 250 mil eleitores foram às urnas neste domingo (15/11).

Neste ano, 14 candidatos entraram na disputa: Capitão Assumção (Patriota/PTB), Coronel Nylton (Novo), Delegado Pazolini (Republicanos), Eron Domingos (PRTB), Fabio Louzada (MDB), Fabrício Gandini (Cidadania), Gilbertinho Campos (PSOL), Halpher Luiggi (PL), João Coser (PT), Mazinho dos Anjos (PSD), Namy Chequer (PCdoB), Neuzinha (PSDB), Raphael Furtado (PSTU) e Sergio Sá (PSB).

Quando a eleição vai para o 2º turno?

A Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Como no segundo turno há somente dois candidatos, aquele que receber mais votos automaticamente atenderá ao critério constitucional de obter a maioria absoluta dos votos válidos para assumir cargo executivo.

O Espírito Santo tem quatro cidades com mais de 200 mil eleitores, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por conta deste quantitativo, quatro municípios estão aptos a ter segundo turno:  Cariacica (262.414 eleitores), Serra (327.670), Vila Velha (315.224) e Vitória (251.464).

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui