Após a prisão de todas as lideranças das seis organizações criminosas que atuavam no bairro Jardim Carapina, não há registro de homicídios no local. O último crime foi registrado no dia 17 de novembro de 2019.

Esse marco histórico está relacionado às ações desenvolvidas e realizadas pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) Serra. O resultado foi apresentado em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (1º/12), pelo titular da unidade, com a presença do superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado José Lopes.

De acordo com os dados repassados pelo titular da DHPP Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, de 2002 a 2019, somente no bairro Jardim Carapina foram registrados 305 homicídios, uma média de 17 homicídios por ano. Os crimes contra a vida estavam relacionados, em sua maioria, à rivalidade entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas.

BRIGAS NO TRÁFICO

De acordo com a autoridade policial, as brigas entre os grupos de tráfico começaram em 2015, quando a maior parte da Gangue do Campo foi presa por envolvimento na morte do soldado da Polícia Militar Ítalo Bruno Rocha. O mapeamento da unidade apontou a existência de seis organizações criminosas, as antigas gangues: Rua 24, Rua 11, Contorno, Campo, Ponto Final e Gangue do Biel.

“Todos os homicídios que ocorreram em 2018 e 2019 no bairro Jardim Carapina foram elucidados pela DHPP Serra. Vinte homicidas de alta periculosidade foram presos no período de pouco mais de um ano. Além disso, seis gangues que brigavam pelo domínio do tráfico de drogas no bairro foram desarticuladas por nós, inclusive, com a prisão dos líderes de cada gangue. Fatos que fizeram com que atingíssemos a marca histórica de um ano sem homicídios no bairro”, explicou Sandi Mori.

PRINCIPAIS LIDERANÇAS

No dia 12 de março de 2019, foi detido, em Jardim Carapina, um suspeito de 23 anos, que integrava a lista dos dez mais procurados do Estado e alvo número um da DHPP Serra. Com ele, foi apreendida uma pistola Glock calibre.40, com 24 munições e seletor de rajada.

“O detido era responsável por comandar o tráfico de drogas no bairro Jardim Carapina. Ele possuía dois mandados de prisão preventiva, sendo um por tráfico e outro pelo duplo homicídio consumado e um tentado, que ocorreu no dia de 29 de maio de 2018, no bairro Divinópolis. Ele também é investigado em cinco homicídios, todos ocorrido no bairro Jardim Carapina”, disse.

Com quatro mandados de prisão em aberto, um suspeito de 25 anos foi detido no dia 28 de agosto de 2019. Ele teria assumido o comando do tráfico do ponto final do bairro Jardim Carapina, após a prisão do suspeito de 23 anos, que aconteceu em março. “Esse traficante se passava por policial para matar as vítimas. Ele usava roupa e colete da polícia para invadir a casa de rivais e executá-los na frente dos familiares”, afirmou Sandi Mori.

Dois suspeitos de 21 e 25 anos foram detidos no dia 28 de agosto de 2019. Os dois seriam responsáveis por uma tentativa de homicídio que ocorreu dez dias antes da prisão. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um deles aparece fazendo um ataque a tiros contra traficantes rivais em 19 de julho.

Um dos líderes da “Gangue da Rua 24” foi detido no dia 16 de agosto de 2019. Ele estaria envolvido no homicídio de um adolescente de 15 anos, que foi morto durante a madrugada dentro da própria casa. Ainda relacionado a este crime, foi detido um suspeito de 23 anos, no dia 14 de outubro, e um de 18 anos, no dia 03 de dezembro. O detido de 18 anos também é suspeito do homicídio de um homem, no Natal de 2018.

No bairro Central Carapina, também na Serra, um dos líderes da “Gangue da Vala” foi preso durante uma operação que aconteceu no dia 18 de março de 2020. O criminoso de 23 anos é suspeito de participar, junto com o grupo que comanda, de três homicídios no município, além de tiroteios em bairros rivais. Ele tinha um mandado de prisão do último homicídio registrado no bairro Jardim Carapina.

Em outubro deste ano, foi preso em cumprimento de cinco mandados de prisão um suspeito de 25 anos, envolvido em seis tentativas de assassinato e quatro assassinatos que ocorreram entre janeiro de 2019 e fevereiro deste ano, em Central Carapina e Jardim Carapina. O suspeito era, atualmente, o principal líder da região da vala, no bairro Central Carapina.

A prisão mais recente foi realizada no dia 13 de novembro. O suspeito tinha três mandados de prisão preventiva relacionados a uma dupla tentativa de homicídio e um homicídio, que ocorreram respectivamente em setembro e novembro de 2019, ambos no bairro Jardim Carapina. E também por um homicídio, no bairro Central Carapina, em fevereiro de 2020.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM PCES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui