O idoso José Firmino, de 93 anos, foi o primeiro morador de Vitória vacinado contra a Covid-19. A aplicação do imunizante aconteceu na manhã desta terça-feira (19/01) em um asilo da capital do Espírito Santo em que ele vive há 21 anos.

“Eu senti firmeza. Eu sou velho, mas senti firmeza”, brincou José depois de receber a vacina. Os outros 65 idosos que vivem na instituição e os 67 profissionais que trabalham no local também recebem a primeira dose do imunizante nesta terça.

Já a primeira profissional de saúde vacinada na capital capixaba foi Márcia Regina dos Santos Evangelista, de 52 anos. Ela trabalha na casa de repouso onde José mora e foi vacinada logo após dele.

De acordo com a secretária de Saúde de Vitória, Thais Azoury, a cidade recebeu 4.769 doses nesta primeira etapa. Dessas, 600 são para instituições de longa permanência e o restante será aplicado em profissionais da saúde.

“A previsão é de que em três dias a gente aplique toda essa remessa. Os profissionais de saúde serão todos vacinados nas suas instituições e hospitais”, explicou.

GRANDE VITÓRIA

VIANA

Viana foi o primeiro município da Grande Vitória a vacinar. O idoso Antônio de Paula Moura, de 65 anos, que é deficiente auditivo e vive em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) foi o primeiro a receber a dose. O município recebeu 354 doses da CoronaVac nesta primeira fase e a previsão é de que elas sejam aplicadas até esta quarta-feira (20).

VILA VELHA

Em Vila Velha, a primeira moradora vacinada foi Maria Benicia Marques de 76 anos, na Solares Residencial Idosos (Instituição contratada pela Prefeitura para execução do serviço de acolhimento institucional para pessoa idosa), em Itaparica. Ela foi acolhida na Instituição de Longa Permanência desde 2018. Vila Velha tem hoje duas instituições de longa permanência com 28 idosos assistidos pela prefeitura. O município recebeu neste primeiro momento 4.263 doses. A segunda dose será aplicada após 30 dias.

CARIACICA

Em Cariacica, Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19. Ela é moradora do Lar do Idoso Avedalma, em Morrinhos, Cariacica Sede, desde 2014. O município recebeu 2.156 doses da CoronaVac neste primeiro momento.

VACINAÇÃO

Neste primeiro lote, o Ministério da Saúde reservou 101.320 doses vacina da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ao Espírito Santo. Todas chegaram a Vitória em um voo fretado na tarde desta segunda-feira (18) e começaram a ser distribuídas aos municípios na manhã desta terça.

A primeira aplicação da vacina no estado aconteceu na noite de segunda durante uma cerimônia simbólica no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra. A técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no Espírito Santo.

Nesta primeira fase, cerca de 48 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário serão vacinadas no estado: 42.273 profissionais da área da saúde, 2.793 indígenas, 2.970 idosos de casas de repouso e 210 pessoas com deficiência institucionalizadas.

O público-alvo dessa primeira etapa da imunização é formado por:

-trabalhadores da saúde da linha de frente no combate à doença;

-pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência;

-pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas;

-e população indígena vivendo em terras indígenas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui