Para conter a disseminação do coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a realização em larga escala de exames, aliada com o isolamento social.

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), segue os protocolos e disponibiliza para a população todo uma estrutura para a realização de exames do swab, que é considerado o melhor método para diagnosticar a doença ativa da Covid-19.

No município da Serra 96,17% dos pacientes que foram notificados ficaram curados da doença. São realizados cerca de 7 mil exames por mês, através do método do swab, que são coletados em cinco Unidades de Referência de Saúde (URS) e em três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são realizados aproximadamente 3 mil exames por mês.

ISOLAMENTO SOCIAL E EXAMES

A Secretária de Saúde da Serra, Sheila Cruz, ressalta que o isolamento social e a realização de exames em todos os pacientes que chegam às Unidades de Saúde com suspeita da doença são os principais pontos para a diminuição da curva de disseminação do vírus no município.

“É dessa forma, que podemos identificar os pacientes infectados e isolá-los para evitar a transmissão”, disse.

Os pacientes com sintomas leves devem se dirigir à Unidade de Saúde de seu bairro para atendimento médico e agendamento do exame nas Unidades de referência de coleta. O exame do swab é realizado dentro de critérios médicos, em pacientes de qualquer idade e que estejam entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.

Já os pacientes que apresentam sintomas mais preocupantes, são encaminhados para as UPAS que funcionam 24 horas. Estas são equipadas com leitos de isolamento e de internação e possuem um quadro de profissionais de saúde exclusivo para a realização desses atendimentos.

PLANTÃO CAPIXABA – NOTÍCIAS DA GRANDE VITÓRIA E OUTRAS REGIÕES | REDAÇÃO MULTIMÍDIA 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui