Para quem gosta de ler, a leitura traz um conhecimento ímpar, é conhecer a magia de outros mundos, culturas e costumes, é poder viajar sem precisar sair de casa.

Desde criança, minha mãe me dizia: “Cada terra tem seu uso e cada linha tem o seu fuso”. Um conhecimento sem igual; é sentir que quando você lê encontra usos e costumes que te agregam valores sem igual.

Você encontra em cada palavra uma nova gama de conhecimento e cultura inigualável e inimaginável!

Quem lê acumula um tesouro que traça não rói nem ladrão rouba. Você, através da leitura, conhece e viaja para países que nunca imaginou conhecer; a imaginação te leva a conhecer cidades, povos, culturas e te leva a mundos encantados!

Quando eu estou lendo um bom livro, eu me transporto literalmente para o lugar, o país, e me misturo ao povo. Sinto seus conhecimentos, sofrimentos, prazeres e dores, odores e, muitas vezes, dependendo do que estou lendo, sinto cheiros, a temperatura da água do mar ou rio que a personagem entrou. Literalmente, eu mergulho no mundo de cada personagem.

Ler, além de ser um lazer, é uma fonte de conhecimento inesgotável e você vai muito além; sente o pulsar da vida de cada personagem, vivendo seus dramas, sentimentos, dores e amores.

Eu amo viajar e ler me leva onde os meus pés não podem me levar; e a leitura me leva mais alto, onde eu jamais poderia alcançar, nem preciso sair do lugar.

Ler alimenta a minha alma, dá sabor e nutrição à minha alma, do mesmo jeito que a comida alimenta e dá nutrição ao meu corpo!

A leitura dá a força e conhecimento aos meus pensamentos e à minha alma. Eu acredito que a revolução social só se dará através da leitura e da cultura.

Quem gosta de ler, como eu, sente um sabor como se degustasse um bom vinho de uma boa safra. “Ler um livro é marcar um encontro com o desconhecido e alegrar-se ao conhecê-lo”.

Quem tem o bom hábito de ler um bom livro é o caminho mais curto para se descobrir que a vida vale a pena. O amor ao livro é ter o mais bonito da vida, sabendo que você pode ler e reler. Mas não adianta ler e possuir, admirar boas e grandes obras literárias, se não te der o conhecimento de praticar e refletir. É como permanecer em uma relação onde existe amor só de uma das partes.

“Ler é o mesmo que regar uma árvore que está em crescimento, ou seja, o seu cérebro estará em constante desenvolvimento“. Eu gosto tanto de ler que, às vezes, começo a reler um bom livro que li há muito tempo, e deslumbro coisas belas que não senti ou percebi na primeira vez que li.

Quando escrevo, eu desejo que todas gostem, mas sei que nem todas vão gostar. Só peço que não confundam pensamentos com sentimentos, pois eu escrevo o que quero, de acordo com a minha opinião e conhecimento dos fatos descritos.

A leitura faz parte de mim e de todo o conhecimento que adquiri ao longo dos anos; eu tenho necessidade de ler, estudar, pesquisar e absorver o que há de mais puro e sagrado nas páginas e na magia dos personagens de um livro.

Quem tem o hábito da leitura, quando termina de ler um livro, tem a sensação que conhece o autor que compartilhou a vivência de cada personagem; e tem a impressão que conhece cada personagem.

Eu sou uma leitora eclética, leio tudo o que cai em minhas mãos. Eu sou uma devoradora de livros. Ler é viciante, e ainda não aderi à leitura virtual. Eu gosto mesmo é de sentir o cheiro do livro, do folhear de cada página.

“A leitura me faz sentir que realizei alguma coisa, aprendi alguma coisa, me tornei uma pessoa melhor. A leitura é uma felicidade” (Nora Ephron).

Nós, que gostamos de ler, sabemos que os livros não transformam o mundo. Os livros transformam as pessoas. E as pessoas transforma o mundo!

*NEIDE LIMA é socióloga, graduada e pós graduada em Psicanálise Clínica, licenciada em Pedagogia e mestre em Políticas Públicas.

PLANTÃO CAPIXABA – NOTÍCIAS DO ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui