Durante as aulas online de Robótica Educativa do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), os estudantes Ana Luisa Marinato Aguiar Alves e João Arthur Andreatta Subtil, sob orientação do professor Aluisio Rabello de Oliveira Neto criaram um protótipo com o objetivo de contribuir com os cuidados e prevenção ao novo coronavírus (covid-19) nas escolas. O chamado Painel Inteligente afere a temperatura e taxa de oxigênio.

“O protótipo é capaz de falar: ‘Sua temperatura está ok’ ou ‘Cuidado, sua temperatura está acima de 37,5 C’, de forma rápida, e ainda fazer aferição da taxa de oxigênio no sangue, através do oxímetro, e no final de todo o processo, ainda higieniza sua mão”, explicou o professor.

O projeto foi selecionado como finalista, entre os 1.250 projetos inscritos na 19ª Feira Brasileira de Engenharia (Febrace), que acontecerá entre 15 e 26 de março de 2021, na categoria Saúde (SAU-288). O protótipo está entre os quatro projetos selecionados no Estado do Espírito Santo.

Visite a Febrace pela Plataforma Virtual e vote no projeto finalista do Espírito Santo: PAINEL INTELIGENTE (SAU-288)

O PROJETO

O Painel Inteligente tem a proposta de integrar em uma só tecnologia um painel que por si próprio é um item de segurança indispensável no combate à covid-19 dentro das escolas.

O Painel não requer pessoal operacional adicional. Seu objetivo é verificar se tem algum aluno entrando na escola com temperatura acima de 37,5ºC e se os níveis de oxigênio no sangue estão abaixo de 90%. Para isso, usamos os conceitos físicos de difração da luz, radiação emitidas pelos corpos, lente óptica usada para amplificação em sensores e o comportamento do feixe de luz através do dedo.

Assista o vídeo de apresentação do projeto: CLIQUE AQUI!

PLANTÃO CAPIXABA – NOTÍCIAS DO ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui