O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de São Gabriel da Palha, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) por atos de improbidade administrativa com pedido liminar em face do prefeito Tiago Rocha (PSL), que nomeou a esposa dele, Marcella Ferreira Rossoni Rocha, como secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família. O MPES requer o afastamento liminar da secretária do cargo, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do MPES, é requerido também que o prefeito e a secretária sejam condenados nas sanções civis previstas no artigo 12, inciso III, pela prática de atos de improbidade administrativa descritos no art. 11, caput, da Lei 8.429/92; e que ambos sejam condenados, de forma solidária, em sentença de mérito, a devolverem toda a quantia recebida como salário pela secretária, no período em que permaneceu no cargo.

Após a nomeação da esposa do prefeito para o cargo, em 7 de janeiro de 2021, o MPES instaurou inquérito civil para a apuração de atos de improbidade administrativa que atentavam contra os princípios da Administração Pública, por considerar a nomeação imoral, irregular e ilegal.

INDÍCIOS DE FALSIFICAÇÃO 

Questionada pelo MPES a respeito da aptidão técnica da nomeada para desempenhar o cargo, a Prefeitura de São Gabriel da Palha apresentou certificados que apontavam fortes indícios de falsificação e falsidade ideológica, pois somam um total de 300 horas de cursos realizados em apenas um único dia. Os certificados eram datados de 13 de janeiro de 2021, ou seja, após a primeira nomeação, e o período de realização (início e fim) dos três cursos eram da mesma data.

Para o MPES, ficou cabalmente demonstrada a intenção da requerida de ludibriar a verdade quanto à qualificação técnica para ser nomeada no cargo público, além de ter evidenciado a falta de idoneidade moral.

EXONERAÇÃO

Em 25 de janeiro de 2021, o Ministério Público expediu a Notificação Recomendatória nº 02/2021, que recomendou a exoneração imediata da secretária. Após a notificação, o prefeito exonerou a secretária no dia 28 de janeiro de 2021. Ocorre que em 13 de abril, o prefeito novamente nomeou a esposa para o cargo comissionado de Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família.

Para o MPES, o fato demonstra que os requeridos estão atuando com notório interesse de ludibriar a verdade dos fatos frente às instituições públicas, inclusive porque após exonerada, a ex-secretária ajuizou uma ação visando a uma nova nomeação. Dessa forma, diante dos fatos, o Ministério Público ajuizou a ação para solucionar o caso.

CONFIRA A AÇÃO DO MPES: CLIQUE AQUI!

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui