O governador Renato Casagrande participou, nesta segunda-feira (13/12), da cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais da terceira oferta do Programa Qualificar ES dos polos da Região Metropolitana da Grande Vitória. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Vitória. Ao todo, quase 1.300 alunos se formaram nesta oferta do programa na região.

Na cerimônia, houve a entrega de certificados para todos os alunos e kits empreendedores aos formandos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura, totalizando 509 kits. A partir desta terceira oferta, o Qualificar ES esteve presente com polos presenciais em 40 municípios capixabas. Na segunda oferta de 2021, eram 19 municípios atendidos.

“Ver esse local lotado de pessoas me orgulha, pois é o auditório das oportunidades. Nosso país é muito desigual. Então, qualquer que seja a crise, ela atinge as pessoas mais vulneráveis. A pandemia da Covid-19 empobreceu a população brasileira e capixaba. Todos vocês aqui estão cheios de esperança por dias melhores. Para nós, formar 160 mil pessoas em um programa como este é um resultado extraordinário. Obrigado aos professores do Qualificar ES pela dedicação e comprometimento. Tenho certeza que a educação e a formação profissional geram oportunidades”, afirmou o governador Casagrande.

SECRETÁRIO

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou o grande alcance que o Governo do Estado tem dado ao Qualificar ES. “Iniciamos o programa, lá em 2019, em 10 cidades, passamos para 19 e, nesta oferta, chegamos a 40 municípios capixabas. São mais de 160 mil pessoas que receberam a oportunidade da qualificação profissional. Isso demonstra claramente que, para o Governo do Estado, a educação é prioridade, em todos os níveis. E não vamos parar por aqui! Em 2022, chegaremos a 60 municípios com polos presenciais do programa e mais 200 mil capixabas atendidos”, ressaltou.

Hoffmann lembrou ainda que o Qualificar ES também passou a integrar o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, lançado no último mês.

“Lançamos a primeira universidade pública estadual do Espírito Santo, que, além de congregar todas as ações de cunho técnico, profissionalizante, de pesquisa e extensão do Governo, vai ofertar, já em 2022, mil novas vagas de graduação e pós-graduação. Ou seja, além da oportunidade da educação profissional, com foco no empreendedorismo e na geração de renda, o Estado vai ofertar também graduação e pós-graduação gratuitas aos capixabas. Isso porque, acreditamos firmemente que é por meio da educação que vamos garantir dignidade ao povo do nosso Estado”, frisou o secretário.

Os participantes assistiram às apresentações da banda de música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), além de acompanharem as falas da oradora convidada Monica Carneiro dos Santos, formanda dos cursos de Maquiagem e Designer de Sobrancelha, e da paraninfa das turmas, Ana Cristina Stein, Ana Cristina Stein, do eixo de Administração, representando todos os professores do Qualificar ES.

VICE-GOVERNADORA

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, citou que o Qualificar ES também desenvolve iniciativas voltadas exclusivamente às mulheres, dentro do Programa Agenda Mulher.

“Provamos mais uma vez que a educação é o caminho. Hoje esses alunos saem daqui qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Devemos continuar investindo na capacitação, oferecendo assim, mais oportunidades para os capixabas”, pontuou.

Em 2021, o Programa Qualificar ES já ofertou 160.496 vagas entre cursos presenciais, semipresenciais e on-line.

QUALIFICAR ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em maio de 2019, ofertando cursos de qualificação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. No período, mais de 160 mil capixabas foram qualificados por intermédio do programa.

O Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado.

Dessa forma, o programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui