A situação de uma cadela, vítima de maus-tratos em Vila Velha está causando revolta entre voluntários da causa de proteção aos animais em virtude da falta de ação de autoridades que foram acionadas, mas não resolvem o problema. Segundo informações de voluntários, o animal está amarrado nesse local há cerca de dois, sobrevivendo em condições precárias. A situação ocorre na Rua Rosa de Prata, número 1.552, no Bairro Araçás.

“A cadela vive sem água, sem ração e está no cio, com mais de 50 cachorros atrás. Ela está sofrendo. Pessoas têm medo de denunciar, ou tirar daquela situação. Então chegou a mim, no dia 6 de dezembro, esse pedido de socorro”, destaca Vera Rapha, titular da coluna DENGO ANIMAL, do site PLANTÃO CAPIXABA.

Ela denuncia que as autoridades de Vila Velha já foram acionadas e nada fazem. “Há muita burocracia. Precisa de uma autoridade de Serra, ou os próprios protetores entrarem no meio do formigueiro para resolver certas situações. Não estamos mais aguentando tantos casos de desumanidade que acontecem no Estado, com maus-tratos aos animais. A punição deve ser mais severa”, destaca Vera.

Ela relata à Reportagem que a CPI dos Maus-Tratos contra Animais da Assembleia Legislativa recebeu a demanda prometendo resolver. “O Bem-Estar Animal de Vila Velha foi ao local e, assim, os tutores desamarraram a cachorra e levaram para o quintal. Mas, logo que os representantes do órgão público viraram as costas, os tutores levaram a cachorra para o mesmo local, sendo que um cachorro cruzou com ela presa na corrente no alto da janela. Algumas pessoas que passam em frente filmaram tudo”, relata a voluntária, indignada com a situação.

Outra ativista da causa animal também ficou revoltada com a situação. “O Bem-Estar Animal de Vila Velha não tem competência para atuar em um caso desses. Esses tutores deveriam ser levados presos, pois isso está acontecendo há dois anos. Infelizmente, não temos delegados preparados para lidar com a causa animal. E ainda existe uma grande dificuldade pra onde levar. A Prefeitura de Vila Velha tem contrato com RBV; nesses casos deveriam levar pra lá”.

As voluntárias relatam que “foram feitos três protocolos na Prefeitura de Vila Velha”. O Município anunciou, recentemente, o programa de castração animal, mas ainda não abriu licitação para o funcionamento do serviço.

LEIS MAIS SEVERAS

Vera Rapha apela às autoridades, especialmente os legisladores, para que atuem no sentido de tornar mais severa a punição contra maus-tratos animais.

“As autoridades precisam rever essa punição de 3 anos para 10 anos, entre multas de 3 a 5 mil reais. Talvez, assim, o ser humano aprende, porque muitos não entendem que os animais têm sentimentos e sentem dor do mesmo jeito que nós, humanos. Nós, protetores, ativistas da causa animal, não aguentamos mais tanta desumanidade. Os humanos são animais racionais perversos, que têm muito que aprender com os animais irracionais. Os animais só faltam andar de pé e falar, porque são muito inteligentes e amigos do homem”, reforça Vera.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui