POR VERA RAFHA*

Na coluna BELEZA EM DESTAQUE de hoje, comemorou com todos(as) o Voto de Congratulação recebido na terça-feira (3/05) da Câmara Municipal da Serra, por intermédio do presidente Rodrigo Caldeira, pelo concurso Miss & Mister Beleza Negra ES, produzido pela Agatha Produções, que eu idealizei, coordeno e como produtora cultural.

Uma grande honra receber esta homenagem, uma vitória e reconhecimento a um evento que dou o meu sangue por ele. Hoje consegui que virasse calendário na Serra.

Para alguns pode até parecer pouco, mas para mim e os negros foi de suma importância e grandeza.

O Miss & Mister Beleza Negra ES é o primeiro concurso no Espírito Santo, e até mesmo no Brasil, a receber um Voto de Congratulação com tamanha ênfase no trabalho social desenvolvido

Estou muito feliz por mais essa vitória e gostaria de dividir com todos essa alegria de receber esse título de congratulação das mãos presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Rodrigo Caldeira.

Fomos tratados como ‘reis’ e ‘rainhas’, ‘príncipes’ e ‘princesas’. Todos os funcionários da Câmara Municipal, em especial os assessores do Presidente, são pessoas maravilhosas que honraram nosso trabalho.

Eles nos honraram muito, nos engradeceram muito. Nós, da produção, estamos muito felizes pelo reconhecimento. Os modelos negros e com títulos de Miss e Mister estão honrados.

Muitos vieram do interior do Estado para essa homenagem. Os pais vieram acompanhando seus filhos, amigos e parentes prestigiando… Nem todos os apoiadores compareceram por motivos profissionais, por ser em dia de semana, mas também receberão suas congratulações no Gabinete do presidente Rodrigo Caldeira.

Na sessão solene de entrega do Voto de Congratulação, tivemos um trio de cantores. Duas cantoras, Karen e Leila, e o músico graduado Yan; grandes profissionais. As cantoras são descoberta da Agatha Produções e hoje fazem parte do time oficial da produtora. O músico faz parte da produção.

Também estiveram presente os apoiadores: Espaço de Danças Orientais Nilcélia Prates, cujas integrantes brilharam com a dança cigana; Joseane dos Santos, representante dos Albinos do Espírito Santo, voluntária do Projeto Gigantes da Vila; Roberta, do Abrigo Vida de Cão, que faz parte do Conselho de Meio Ambiente e Proteção Animal da Serra. Fechamos uma parceria para arrecadação de ração nos eventos, que será destinada ao abrigo.

Quero, aqui, agradecer aos demais parceiros que não puderam comparecer: Rodrigo Coelho (Chanceler do concurso Mister ES e Assessor Parlamentar em Cariacica-ES); André Oliveira (Jornalista e Radialista, Diretor de Jornalismo e Conteúdo dos sites PLANTÃO CAPIXABA e CENSURA ZERO); Dayse Maciel (Supervisora do Teatro Sônia Cabral); Neide Lima (Socióloga e Empresária, Madrinha do Concurso Miss & Mister Beleza Negra ES); Zé Capiau (Jornalista e Radialista da Rádio Espírito Santo); Leonardo Geovane (Jornalista); Tom Paparazzi (Fotógrafo); Irene de Oliveira (Escritora); Tatiane (Empresária, dona da loja Favorita); Susy Nunes (Jornalista, Membro da Academia de Letras); e Drª Mariângela Brinco (Psicanalista e Secretária Estadual da Mulher do PV).

Todos os nossos apoiadores acreditaram no concurso de beleza negra desde o início, em 2018, quando teve a primeira edição, e fazem a diferença, enaltecendo o Miss & Mister Beleza Negra ES, realizado pela Agatha Produções.

O concurso abre portas para o estrelato e, em breve, entrará para o calendário de eventos do Município da Serra e também do Estado do Espírito Santo, pois sempre foi realizado em prol de ações sociais; não somente ajudando a causas importantes do Estado, como asilos, orfanatos e abrigos de animais, mas, principalmente, enaltecendo e valorizando a beleza negra no Espírito Santo.

Chegou a hora dos negros mostrarem sua beleza, sua valorização profissional. O negro também é modelo, é ator, é cantor, é jogador de futebol, é doutor… Não fica mais somente em trabalhos de esforço físico.

Não desvalorizando a classe dos trabalhadores, mas os negros hoje correm atrás de seus sonhos de cabeça erguida. Ainda existem portas fechadas, ainda tem muito que batalhar, mas, finalmente, hoje o negro tem seu real valor reconhecido.

O negro é gente como um branco; o negro tem alma; tem o seu valor que precisa ser descoberto, precisa ter oportunidades para mostrar, precisa ter reconhecimento.

Sou filha e neta de caboclos e negros, ou seja, negros. Por isso também o motivo de ter a pele branca, herança de pai, e a alma negra. Daí a ideia de trabalhar exclusivamente com os negros; sei como é, na pele, ser negro!

As portas da minha produtora estão abertas para todos os negros do Brasil. As portas da agência também.

Finaliza esta edição da coluna BELEZA EM DESTAQUE com o belo poema de Irene Neta de Oliveira Pianissola:

NEGRO

Nosso orgulho em ser negros
Não tem só haver com a cor
Mas com a luta de um povo
Guerreiro, batalhador

Nosso orgulho em ser negros
Nasci aqui no coração
De sermos sobreviventes
De uma história de escravidão

Nosso orgulho em ser negros
Tá marcado com amor
Nesse sangue quente e forte
Que mantém nosso esplendor

Nosso orgulho em ser negros
Estampado em nosso olhar
Carimbado no sorriso
Nesse jeito de falar
Esse orgulho que mantém
O desejo de viver
Se mil vidas nós tivéssemos
Mil vezes escolheríamos
No povo negro nascer

VEJA FOTOS:

*VERA RAFHA é Produtora Cultural e de Eventos; Proprietária da Agatha Produções, realizadora dos concursos Miss e Mister Beleza Negra ES oficial, Miss Destaque da Beleza ES oficial e Miss Pluz Size ES oficial. Escreve a coluna BELEZA EM DESTAQUE no PLANTÃO CAPIXABA | Contato: (27) 99906-4770.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO!| REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FOTOS: DIVULGAÇÃO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui