A Câmara Municipal de Vila Velha aprovou nesta segunda-feira (30/05) os projetos de Lei 2255/2021 e 8512/2021, que garantem mais direito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Ambas as propostas são de autoria do vereador Devanir Ferreira (Republicanos), que tem a inclusão social como uma de suas principais bandeiras no parlamento.

Durante a justificativa de voto, Devanir ressaltou a importância de projetos voltados para a causa, além de explicar o longo prazo para a votação em plenário.

“Esse projeto de lei foi protocolado em 2021, algumas pessoas me perguntaram o motivo desse tempo para que fosse votado. Foram longos meses de debate, discutindo com a Comissão de Justiça, com a Presidência, mas havia algumas burocracias”, explicou o vereador.

Devanir, que é pré-candidato a deputado federal, relatou ainda as dificuldades que pais e responsáveis por autistas enfrentam no dia a dia e voltou a cobrar políticas públicas vindas do Governo do Espírito Santo.

“O Governo do Estado investe milhões na campanha Maio Amarelo, mas não investe em campanhas para levar informações sobre o autismo; não podemos ignorar o TEA, o governo precisa investir em campanhas, precisa educar a população”, salientou.

Ao fim do discurso, Devanir Ferreira anunciou mais uma etapa para a luta de pessoas com o TEA: “Antes que esta legislatura termine, nós teremos uma AMAES em Vila Velha”.

PROJETOS APROVADOS

Projeto de Lei 2255/2021:

Garante aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA o direito a acompanhamento especializado por equipe multidisciplinar nas escolas públicas e privadas do Município de Vila Velha.

Projeto de Lei 8512/2022:

Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Vila Velha, e dá outras providências.

AUTISMO

O autismo — nome técnico oficial Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos).

Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM PARLAMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui