POR VERA RAFHA*

Hoje, destacaremos na coluna DENGO ANIMAL o descaso aos animais no Estado do Espírito Santo, em especial no Município da Serra. Os animais estão cada vez mais tomando conta das ruas e avenidas em diversos bairros e na BR-101. O que mais se vê são animais jogados à própria sorte.

As cachorras estão entrando no cio e parindo sozinhas pelas ruas. Eu mesma socorri há 42 dias uma cadela que estava parindo na calçada da minha casa. Estou com ela e cinco filhotes, precisando de ajuda para alimentá-los, porque eu já tenho cinco cães que também peguei pelas ruas anteriormente. Com as doações, são um total de 11 cachorros, sendo que alimento e cuido de mais 10 na minha rua.

Onde irei parar? Essa obrigação não é minha? Não sou política! Isso é responsabilidade das autoridades e não de nós, protetores, que estamos com nossas casas superlotadas, sem ao menos ter condições para suprir uma demanda desse tamanho.

Também falando sobre a saúde dos animais, muitos morrem pelas ruas atropelados ou espancados pelos desumanos. A saúde pública está precária. Muitos animais estão com doenças transmissíveis, passando de um para o outro.

Ontem, morreu o filhote pertencente à minha vizinha, porque pegou parvovirose, doença transmitida pelo ar por animais não vacinados e debilitados. Muitos ficam abrigados em nossos portões e calçadas, passando doenças para os que estão dentro de casa. Isso é justo?

Não podemos mais aceitar tanto descaso vindo de autoridades e também do povo cruel, que joga seus animais nas vias públicas como se os animais fossem descartáveis!

Lembrando para todos vocês, humanos: os animais têm sentimentos, os animais sentem dor e têm as mesmas doenças que nós, seres humanos. Além de ser também criação do próprio Deus.

Existe uma passagem na Bíblia que diz que não podemos maltratar os animais e, sim, cuidar, porque o castigo para quem maltrata não será diferente de quem faz o mal para o ser humano; tanto faz para Deus se maltrata humano ou animal, o castigo será o mesmo, pois somos todos criaturas de Deus. E, no princípio, criou Deus os animais para serem amigos dos humanos.

Constatamos a tecnologia tão avançada, e as carroças ainda em atividade com os governantes só embolsando o dinheiro alheio, dinheiro do povo. Até quando tudo isso, senhores prefeitos, vereadores, deputados, senadores? Até quando, governadores de todo o país? Até quando os senhores governantes irão permitir tanta barbárie com os animais, que deveriam ter a proteção de todos! Até quando? Podem responder isso para nós, protetores?

No dilúvio, Deus pediu a Noé que colocasse um animal de cada espécie na arca. Ele se preocupou com os animais. Por que Deus se preocupou tanto com os animais? O ser humano precisa refletir!

Não é somente sobre cachorros, e sim também os gatos pelas ruas. Um pouco menos, mas também o suficiente para lotar uma casa de proteção animal. E os burrinhos? Até quando serão usados, açoitados e descartados no mato ou nas vias públicas? Até quando isso?

Os interessados em ajudar a causa animal com ração, medicações, produtos de limpeza, ou qualquer valor em dinheiro podem entrar em contato comigo, Vera Rafha, pelo WhatsApp 99906-4770.

*Vera Rafha é Produtora Cultural e de Eventos, Defensora dos Animais. Escreve a coluna DENGO ANIMAL todas terças-feiras. Contato: (27) 99906-4770

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui