Membros do Diretório Municipal do MDB em Vitória demonstram insatisfação com a Executiva Estadual do partido devido a “fatos lamentáveis” que vêm sendo registrados na Capital. A exemplo da repudiada interveniência do Palácio Anchieta nos rumos do MDB em São Mateus, no Norte do Estado, as articulações político-partidárias em torno da sigla também desagradam filiados de Vitória, que acusam a Executiva do MDB Vitória de “não possuir histórico dos emedebistas”.

“Sem o menor pudor e decoro, o deputado estadual José Esmeraldo (PDT), expulso do MDB no exercício de 2020, está entre os cabeças das articulações, juntamente com Ricardo Ferraço (presidente do MDB-ES) e Sérgio Borges (presidente do MDB Vitória), assessorados ainda por Mazinho dos Anjos (PSDB)”, informaram emedebistas ao PLANTÃO CAPIXABA.

Segundo eles, o citado grupo coordena a formação de chapa de pré-candidatos a vereador do MDB e as articulações para a composição de chapa para prefeito e vice-prefeito. “Nem mesmo a sede do MDB-ES foi utilizada para reuniões, posto que o deputado Esmeraldo cede a sua própria residência”, complementam membros do diretório da sigla em Vitória.

Os rumores são de que o filho de José Esmeraldo (PDT), Sérgio Sá Freitas, encabeçaria a chapa de pré-candidatos a vereador, para uma possível pré-candidatura a vice-prefeito com o pré-candidato a prefeito João Coser (PT). “As coligações partidárias foram abolidas [na proporcional] e não existe federação formada por PDT, MDB e PSDB; muito menos com PT ou PSB, do governador Renato Casagrande”, questionam emedebistas tradicionais.

Insatisfeitos com os arranjos encaminhados nessa fase de pré-campanha, membros do Diretório Municipal do MDB em Vitória salientam que, além de “o deputado estadual José Esmeraldo de Freitas ter sido expulso do MDB, é atualmente filiado ao PDT e incorre em infidelidade partidária”, já que o partido dele tem pré-candidato a prefeito na Capital, o ex-deputado estadual Sérgio Majeski.

Emedebistas tradicionais afirmam que estão sendo desprestigiados nas articulações pelo presidente estadual Ricardo Ferraço e pelo presidente da Executiva Municipal Sérgio Borges, frisando que “eles não têm histórico do MDB”. Não destacam a possibilidade de recorrerem ao Conselho de Ética do MDB Nacional, “por conta da admissão como regular da interveniência direta de outros partidos e também do governador Casagrande (PSB)”.

Ao PLANTÃO CAPIXABA, o grupo descontente reforça que “o MDB-ES possui em seus quadros filiados que poderiam acessar as urnas, sem dependência de quaisquer outros partidos”, pontuando que “o MDB poderia ser o protagonista no processo eleitoral de 2024/2026”.

“Equivocamente, as lideranças do MDB estão destinadas à criação de um partido paralelo, ou seja, que não se apresenta para seus próprios filiados, que não confere oportunidades para seus próprios quadros. Além disso, os presidentes atuais vêm trabalhando para filiações de aventureiros, a exemplo dos partidos de aluguel, sem qualquer ideologia ou histórico, apenas para a conveniência de acobertar as sobras do PDT e PSDB, e também de outros partidos. Todos interessados nos recursos e no tempo de propaganda eleitoral”, relatam membros do diretório municipal de Vitória.

Eles afirmam que “o caminho natural seria o apoio do MDB ao atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini”, mas apontam que, “pela interveniência direta do governador Renato Casagrande (PSB), os sinais apontam para Luiz Paulo Vellozo Lucas (Cidadania, federado com o PSDB) ou João Coser (PT)”.

A compreensão dos emedebistas é de que “os rumos que estão sendo tomados podem comprometer até as pretensões políticas futuras de Ricardo Ferraço, posto que não está conseguindo preservar o histórico do MDB e o protagonismo no processo eleitoral, permitindo a interveniência político-estrutural”.

Por fim, filiados na bronca com as executivas municipal e estadual do MDB lembram que o prazo de filiação e da janela partidária para vereadores com mandato encerra no dia 5 de abril de 2024 e, até agora, nenhuma diretriz foi estabelecida: “Estamos sentados todos à beira do caminho, para ver a banda passar”.

O OUTRO LADO

O PLANTÃO CAPIXABA repercutirá os assuntos abordados nesta reportagem com as autoridades e lideranças políticas e partidárias citados.

Mas o contato direto com a Redação pode ser feito pelo e-mail plantaocapixaba38@gmail.com .

Havendo retorno, o texto será atualizado ou serão produzidas novas matérias jornalísticas.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui