O atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB), está na frente na preferência do eleitor. É o que mostra a pesquisa Rede Vitória/Futura realizada no Município. Segundo o levantamento espontâneo, em que o eleitor responde à pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de São Mateus?”, o atual gestor aparece com 29,3% das intenções de voto. Em seguida vem Carlinhos Lyrio (Podemos) com 7,8%. Ferreira Júnior, do Solidariedade, tem 6,5%.

Na sequência, Laurindo Barbosa (PSL) aparece com 2%; Nilis Castberg tem 1,5%; Eliezer Nardoto (PRTB) tem 1%; Eneias (PT) fica com 0,5%; Hubstenyo Cajá (PSD) tem 0,3%; e Dr. Mauro (Rede) tem 0,3%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 36,3%. Ninguém, branco e nulo fica com 13,8%. Outro tem 1%.

Na pesquisa de intenção de voto estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos às pessoas entrevistadas, a pergunta foi: “Se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para prefeito de São Mateus?”. Mais uma vez, Daniel Santana aparece na frente com uma ampla vantagem. Ele tem 33,5% da preferência dos eleitores. Em seguida aparece Ferreira Júnior, com 13,8%. E logo depois vem Carlinhos Lyrio, com 13,5%.

Mais descolados dos três primeiros estão Laurinho Barbosa, com 3%; Nilis Castberg, com 2,8%; Eliezer Nardoto, com 1,8%; Dr. Mauro, com 1,5%; Cida Negris (PV), com 0,8%; Eneias, com 0,8%; e Hubstenyo Cajá, com 0,3%. Não sabe, não respondeu, indeciso aparece com 16,8%. Ninguém, branco e nulo fica com 11,8%.

Quando o eleitor é questionado sobre rejeição, os números apontam índice maior também para o atual prefeito. Os entrevistadores perguntaram: “E em qual desses você não votaria em nenhuma hipótese?” e 24,8% responderam Daniel Santana. Eneias vem em seguida com 13% e Carlinhos Lyrio aparece com 12,3%.

Cida Negris tem 7,8%; Hubistenyo Cajá tem 6,5%; Laurinho Barbosa aparece com 6,3%; Eliezer Nardoto tem 6,3%; Ferreira Júnior fica com 4,5%; e Dr. Mauro tem 4,3%. Rejeita todos acumula 6,3%. Não rejeita nenhum fica com 25,5%. Não sabe, não respondeu tem 8,8%. Na pesquisa de rejeição o entrevistado poderia responder mais de um nome. Por isso a soma dos resultados pode dar mais de 100%.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

As entrevistas foram realizadas no dia 15 de outubro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando as medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-01377/2020.

PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O  ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui